sexta-feira, 13 de novembro de 2009

UNICAFES- BA apóia produção de biodiesel no Estado



Acreditando nos benefícios sociais e ambientais que o biodiesel pode oferecer, a UNICAFES-BA assinou protocolo de intenções com a PETROBRAS para formação e apoio dos cooperativados que estão inseridos no programa de produção de oleaginosas. Várias cooperativas mantém convênios de assistência técnica e de produção de matéria-prima para a fabricação do biodiesel a exemplo de Coopero, Coopirecê entre outros.

A Petrobrás Biocombustíveis desenvolve um programa para estimular a agricultura familiar através da produção de oleaginosas (mamona, girassol etc). Os produtores fornecem a matéria prima para as usinas e a empresa assegura-lhes assim, a renda. Fazem parte das ações do programa: a prestação de assistência técnica, o fornecimento de sementes e a logística para transporte da produção.

A UNICAFES-BA crê que, por meio dessas ações referentes à produção do biodiesel os agricultores familiares terão como resultado: a inclusão social, o desenvolvimento regional e especialmente a geração de emprego e renda.

Para Urbano Oliveira, presidente da UNICAFES –BA a importância da parceria com a Petrobras é o fortalecimento do agricultor e da agricultora e suas famílias no tocante ao complemento de renda.

“A Petrobras tem um papel relevante para agricultura brasileira e baiana. Com esse programa, por exemplo, incentiva as famílias a se organizarem em cooperativas e associações fortalecendo o agricultor. Além disso, através do investimento público, da vontade política do governo federal e estadual nós temos conseguido melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar.”

Urbano Oliveira destaca também a preocupação com o meio ambiente:

“A UNICAFES dá suporte porque acredita na energia chamada limpa. Com a produção de biodiesel estamos contribuindo para um meio ambiente melhor trabalhando energia limpa renovável, sem esquecer da segurança alimentar. Pois, a agricultura familiar tem papel fundamental na segurança alimentar em nosso país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário