sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sistema de Tecnologia e Uniformatização nas cooperativas filiadas a Unicafes Bahia

“Um instrumento de desenvolvimento sustentável dos agricultores e da agricultura familiar na Bahia para a melhoria do sistema de tecnologia e comunicação nas cooperativas”. É assim que o presidente da Unicafes Bahia, Urbano Carvalho avaliou o projeto Sistema para Integração e Fortalecimento das Redes Sociais de Cooperação Unicafes Bahia. O convênio foi assinado na tarde de ontem (12) entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti) e a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes Bahia).

Dentre os itens de apoio às cooperativas atuantes nas áreas de crédito, de prestação de serviços, comercialização e produção estão a criação de um programa de cadastro e software voltado ao gerenciamento dessas unidades, de registro de marcas dos produtos, além de pesquisa e experimentação das cadeiras produtivas (leite, caprinovinocultura de corte e leite, mandiocultura, fruticultura, cana-de-açúcar, mel, artesanato, especiarias, cacau e sisal).

O secretário da Secti, Ildes Ferreira destacou pontos inovadores como a integração das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária em redes uniformizadas, reforçando e promovendo a inclusão digital para o desenvolvimento social auto-sustentável e promoção de cidadania.

“Este projeto implantará tecnologia nas cooperativas, capacitando cerca de 1000 mil agricultores familiares cooperativados da Bahia, bem como construir uma rede das cooperativas da agricultura familiar, onde poderão comunicar entre si e com entidades parceiras, órgãos públicos e privados, facilitando assim a comunicação”, complementa Urbano Carvalho, presidente da Unicafes Bahia.

Na solenidade da assinatura do convênio, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil de Serrinha, o governador Jaques Wagner disse que as ações do Estado são para melhorar a vida das pessoas, além disso, um compromisso com a agricultura familiar. “Este projeto fortalecerá a agricultura familiar através da tecnologia e capacitação dos agricultores e agricultora familiares do Estado”, disse.

A solenidade também foi acompanhada pelo secretário da Agricultura, Roberto Muniz, o superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio, cerca de 1000 agricultores e agricultoras familiares, representantes de várias regiões do estado, pela deputada Neusa Cadore, parlamentares e outras autoridades políticas, do movimento cooperativista e social.

“Trata-se de uma grande contribuição para a construção da Bahia Cooperativista Solidária, possibilitando a preparação das pessoas para gerir seus empreendimentos de forma organizada”, ressalta Carvalho.


Programa Terra de Valor - Ainda em Serrinha, o governador fez a entrega de aproximadamente seis mil cabeças de ovinos e caprinos, beneficiando famílias de cinco municípios da região sisaleira, cadastrada no Programa Terra de Valor, do Governo do Estado.

“As ações do Estado são para melhorar a vida das pessoas, principalmente as das mais necessitadas. E que os investimentos que estão sendo feitos na região do semi-árido visam a geração de emprego e renda para o sertanejo”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Para a agricultora Maria José do Nascimento, 50 anos, uma das beneficiadas com o programa, essa ação do governo do Estado vai melhorar a renda de sua família. “Com as ovelhas e cabras vou fazer doce e queijo de cabra para vender”, afirma a agricultora. Ainda assim, ela disse que o leite de cabra é muito sadio, pois os 12 filhos cresceram bebendo leite de cabra.

O secretário da Agricultura Roberto Muniz destacou também a importância desta ação do governo do Estado. “Essa ação cria laços de cooperativismo entre as famílias, fornecendo estrutura hídrica, manejo sanitário, assistência técnica e garantindo uma maior produtividade, bem como a sustentabilidade para a vida dos agricultores”, afirmou.

A Bahia lidera o ranking nacional de caprinos com 4,5 milhões de cabeças e ocupa o segundo lugar de ovinos com 2,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário