segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Seminário Estadual discutirá políticas públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar

Buscar e propor políticas de governo que fortaleçam a Agricultura Familiar no Estado da Bahia. Esse é um dos objetivos do Seminário Estadual de Avaliação das Políticas Públicas de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Bahia, que será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, no Centro de Treinamento de Lideres, em Salvador, para discutir estratégias e perspectivas da Agricultura Familiar.

O Seminário traz como tema “O desenvolvimento rural sustentável – diversidade e importância da Agricultura Familiar da Bahia”, com o intuito de debater e apontar as dificuldades e investimento no setor. Uma diversificada programação está sendo preparada como mesa redonda, articulação de políticas de governo, balanço crítico sobre as políticas públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar implementadas no estado da Bahia. (Programação em anexo). Participarão do evento o Governador Jaques Wagner, representantes de entidades, cooperativas, parlamentares e secretários do estado.

De acordo com Elizângela Araújo, representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar/Bahia (Fetraf), “o Seminário tem como finalidades a proposição, negociação, articulação e o monitoramento das ações voltadas para o fortalecimento dos 625 mil estabelecimentos familiares rurais existentes na Bahia, tendo como princípios norteadores a agroecologia, o desenvolvimento sustentável e a gestão social das políticas públicas, através dos 26 territórios de identidade”, afirmou.

Segundo Urbano Carvalho, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia – Unicafes Bahia, a partir destas ações, a necessidade de compreender melhor o acesso aos mercados, à construção e negociação de políticas públicas para o fomento da Agricultura Familiar. “Levando-se em consideração que a Agricultura Familiar, no contexto do desenvolvimento rural sustentável, tem papel fundamental, seja na produção de alimentos ou na promoção de uma vida com mais dignidade”, ressalta.

O Fórum Baiano da Agricultura Familiar é composto por 43 (quarenta e três) organizações da sociedade civil do Estado da Bahia. Foi criado com o objetivo de ampliar e qualificar o diálogo permanente sobre questões relacionadas à implementação de políticas de promoção e fortalecimento do desenvolvimento sustentável, onde o segmento da Agricultura Familiar tem papel importante e protagonista em seu processo de reflexão, planejamento e controle social.

“A Bahia tem potencial para dar um salto de qualidade no segmento da agricultura familiar e nós, trabalhadores rurais, estamos dispostos a contribuir com esse processo”, concluiu Elizângela Araújo.

O quê: Seminário Estadual de Avaliação das Políticas Públicas de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Bahia
Quando: 02 e 03 de dezembro de 2008
Onde: Centro de Treinamento de Lideres, Itapuã - em Salvador

PROGRAMAÇÃO
02/12 – TERÇA-FEIRA
· Recepção com café do Campo
· Abertura
- CETA, MST
- FETRAF, FETAG, UNICAFES, CET
- DFDA, CONAB, SDT/MDA, CONAB
- CDA/SEAGRI, SUAF/SEAGRI, CAR/SEDIR, SEC, SEDES, SECTI
- PARLAMENTARES
· Conferência: O desenvolvimento rural sustentável da Bahia – diversidade e importância da Agricultura Familiar
· Balanço crítico sobre as políticas públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar implementadas no Estado da Bahia
· Debate sobre a concepção, execução e gestão das políticas públicas d promoção do desenvolvimento rural sustentável

03/12 – QUARTA-FEIRA
· Indicação e debate sobre a qualificação das estratégias, implementação e gestão das políticas públicas fortalecimento da Agricultura Familiar na Bahia
· Eleição da Direção Executiva do Fórum Baiano da Agricultura Familiar
· Elaboração e Aprovação da “Carta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Bahia”
· Entrega da “Carta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Bahia” ao Governador Jaques Wagner
· Solenidade de encerramento
- Excelentíssimo Senhor Governador Jaques Wagner
- Coordenação executiva do Fórum Baiano da Agricultura Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário