sexta-feira, 13 de março de 2009

Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável: uma iniciativa que prosperar

Tendo em vista o beneficiamento de ações para os municípios baianos, foi realizado no dia 13 de Março um Encontro com Gestores Públicos, para a “Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável”, das 10:00 às 16:00 horas, no auditório da Pousada Central, em Feira de Santana (Rua Marechal Deodoro, 398 – Centro), a partir do Acordo de Cooperação celebrado entre a Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), da Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

Os Gestores Públicos que não puderam participar designaram os seus respectivos Secretários de Agricultura para acompanhar e coordenar todo o processo, onde foi detalhado todo o processo de implantação e funcionamento da ação. Posteriormente, assinar convênio de adesão que não implicará em desembolso financeiro com as partícipes e ainda com uma instituição de pesquisa ou ensino que atuará no gerenciamento e elaboração de mapas.

O pressuposto central é que os Municípios, com os seus Planos constituídos, terão organizado toda a base local para a atração e implementação mais dinâmica e qualificada das principais políticas nacionais e estaduais de desenvolvimento rural, a exemplo da distribuição de sementes, distribuição de animais (Sertão Produtivo), distribuição de mudas, universalização da assistência técnica, universalização do acesso a água potável, eletrificação rural (luz para todos), crédito rural, Programa de Aquisição de alimentos com doação simultânea (PAA), Agroindústria Familiar, Biodiesel, Apoio ao Cooperativismo, Obras e Serviços Comunitários (Programa Produzir), Habitação Rural, entre muitos outros que, no Plano, serão ordenados, articulados e integrados, permitindo um monitoramento permanente e eficiente.

Será, em última análise, uma ferramenta de diálogo bem estruturado e convincente entre as Prefeituras e os Órgãos Públicos Federais e Estaduais.

2 comentários:

  1. Sou membro de ações de desenvolvimento rural sustentável do Semi Arido Baiano e agora estou acreditando nas ações do Gov.Ba.

    ResponderExcluir
  2. Sou membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentavel, e meu municipio nao participou da reuniao citada acima, queria saber mais informações sobre o convenio de adesao.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir